Perfil

Meu nome é Márcio, mas todos me chamam pelo sobrenome: TRISTÃO. No início pode parecer estranho mas com o tempo você se acostuma. E pode até passar a me chamar de TRISTE, como alguns fazem e que, particularmente, acho simpático.

O TRISTÃO foi adotado desde os tempos de colégio. Acompanhou-me na faculdade, onde me formei em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, na pós-graduação em Marketing e chegou ao MBA de Gestão de Negócios, para o qual preparei o trabalho final sobre comércio eletrônico.

Atualmente curso o Mestrado em Design da PUC-RJ, onde desenvolvo pesquisas sobre Ergonimia, Usabilidade e Interação Humano-Computador.

É verdade. Sou jornalista, sim. Admiro e dou valor aos textos de qualidade. Mas, logo notei que prefiro os negócios feitos tendo a informação como produto.

Comecei a carreira estagiando na Assessoria de Imprensa da Petrobras (holding ). Depois trabalhei como Assistente de Mídia na agência CM Publicidade. Em seguida, fui para a Bradesco Seguros, de onde saí para trabalhar na BR Distribuidora, onde fui contratado como profissional. Nessa época (1996) conheci a Internet e rapidamente percebi o quanto poderia explorar a informação nesse novo ambiente.

Naturalmente, o conteúdo foi o primeiro produto no qual apostei. Fui indicado para fazer parte da equipe envolvida no projeto de criação do primeiro site da BR Distribuidora
, para o qual escrevi os textos. Mais tarde fui trabalhar no núcleo web do site da Petrobras
(holding). Nessa equipe era responsável não só pelo conteúdo de áreas do site mas também pela Arquitetura da Informação de projetos especiais. Isso me deu a chance de trabalhar e estudar a base de informações obtidas sobre os usuários do site.

Paralelo ao trabalho nos sites, colaborei para publicações especializadas como: Internet Business, Carta.com e Carta Capital e Web Insider onde escrevi matérias sobre negócios e tecnologia. Também desenvolvi para o site Guia Local um projeto de serviço de defesa do consumidor no qual coordenei 5 profissionais.

Desde 2001 trabalho como Arquiteto da Informação na Globo.com.
Minha função é construir estruturas de navegação claras, objetivas e de fácil compreensão para os usuário dos sites das Organizações Globo. Considero a Arquitetura da Informação uma evolução natural na minha carreira. Sempre trabalhei com grandes volumes de conteúdo que precisavam ser organizadas de maneira coerente e atrativa para quem os fosse consultar.

Outra evolução bastante interessante e enriquecedora foi o mergulho na criação de interfaces. Essa experiência completou o Arquiteto da Informação. Pois, além de indicar a hierarquia, relação, conteúdo e elementos das páginas dos sites, me permitiu trabalhar também com a forma e a função dos elementos. Além de proporcionar uma grande satisfação pessoal.

Esse é um resumo da minha vida profissional. Se quiser mais detalhes, baixe meu currículo ou, se preferir, entre em contato para marcarmos uma conversa sobre o futuro.

Anúncios

Uma resposta to “Perfil”

  1. Wescley Says:

    Boa Noite! Srº Marcio “Tristão”, sou universitario, curso 7º periodo de Administração de Empresas na Unigranrio em Duque de Caxias atualmente estou fazendo trabalho final de curso onde o tema é “Ergonomia e Produtividade” com objetivo de Analisar a estrutura ergonômica de uma empresa de logística e os impactos na produtividade dos funcionários. Gostaria se possivel de uma pequen ajuda sua a fim de me indicar onde encontro sites, revistas, livros e todos tipo de material de pesquisa referente a este assunto. Peço desculpas se estou sendo inconveniente mas como o Senhor já foi universitario sabe como é quando queremos fazer algo bem feito, não basta tentar, tem que ter um significado.
    Um grande ABRAÇO, e OTIMA semana.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: